57° Caçada da Rainha
A historia conta que a abolição da escravatura declarada pela princesa Isabel e aprovada pelo Don Pedro II assim que retornou ao Brasil. E a festa da Caçada da Rainha acontece pelo fato da princesa ter fugido para a mata com medo de seu pai reprovar a sua atitude.
Enquanto os cavaleiros reais ia a busca da princesa os negros ficavam dançando e cantando a sua espera “ La vem o rei mais a rainha...”.
A festa foi passada de geração a geração e perpetuada pelo sucesso de sua festa. Ocorrendo na cidade de Colinas do Sul localizada a 93 km da cidade de Niquelândia, recebendo todos os anos turistas de todos os lugares que se reúnem em torno dos puxadores do batuque. Que são alguns homens que narram em cantoria a caçada da rainha acompanhados pelo som dos instrumentos artesanais.
A festa da Caçada da Rainha e muito animada e no ano de 2009 foi comemorado o 57° ano de festa ocorrendo sempre na segunda semana da julho, e tendo o batuque a espera da rainha com musicas tradicionais, veja algumas:
A rainha e de ouro, de ouro só
O rei e de couro, de couro só.
Pau-pereira, pau-pereira é um pau de opinião
Todo pau floresce e cai, só o pau-pereira não.
Canoeiro, canoeiro que trouxe na canoa?
Trouxe ouro, trouxe prata, muita coisa boa.
Capim da lagoa já cresceu
Amarelou o veado comeu.
A formiga que dói é jiquitaia, ela morde na perna e debaixo da saia.
Batuque na cozinha, Sinhá não quer
Eu fui dançar queimei meu pé.
La vem o rei mais a rainha,
O rei e seu a rainha e minha.
A equipe do Uruaçu News estava lá e acompanhou toda a festa e convida a todos para participar, pois e uma festa folclórica típica da região e muito animada.










Festa folclórica realizada na cidade de Colinas do Sul 93 km de Niquelândia.