dailyvideo

.

15 de Maio Dia Internacional das Famílias,Dia da Assistente Social e Dia do Armamentista

Dia Internacional das Famílias
Em 1993, a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 15 de Maio como Dia Internacional da Família.

A família é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto.

É a definição que conhecemos. Entretanto, esta convivência pode ser feliz ou insuportável, pois seus laços afetivos podem experimentar o encanto do amor e a tristeza do ódio.

A família não é algo que nos é dado de uma vez por todas, mas nos é dada como uma semente que necessita de cuidados constantes para crescer e desenvolver-se.

Quando casamos, sabemos que, entre outras coisas, temos essa semente que pode germinar e um dia dar fruto: ser uma família de verdade. Devemos, portanto, estar conscientes de que é preciso trabalhá-la e cultivá-la sempre, constantemente, e com muito amor.

A família parece estar à deriva, sem referência, impotente e desprotegida diante dos embates do consumismo, bombardeada pelos meios de comunicação e incapaz de dar uma resposta a esses ataques.

Ela fica na defensiva. A impressão que se tem é a de que ela se conserva como um reduto afetivo, baseado principalmente na segurança do amor dos pais pelos filhos, e que se ressente, cada vez mais, da indeterminação dos papéis masculinos e femininos.

A família foi e ficará sempre o fundamento da sociedade. Ela transcende a qualquer partido político, sociedade, associação ou a qualquer outro gênero de agrupamento humano: ela é constituída por relações de amor! Na origem de tudo, há um amor conjugal que chama a vida a participar desse amor.

A família vem de uma opção. De fato, ela existirá a partir do momento em que um homem e uma mulher decidirem viver juntos, criar um mundo novo, um mundo diferente: uma família.

Ao definirmos a família como uma instituição, como a célula mãe da sociedade, quando a analisamos ou defendemos os seus direitos, queremos nos referir a uma realidade bem definida, que está aí presente, no dia-a-dia, que desempenha um papel concreto na vida das pessoas e da sociedade.

Entretanto, quando adentramos no interior desta ou daquela família, deixando de lado as teorias e descendo ao palco da própria vida, observamos que a família é uma realidade dinâmica, em evolução permanente, nunca a mesma.

Percebemos que cada família é um mundo à parte, com propostas e jeitos próprios e que não se repetem.

Dia da Assistente Social

O mês de maio traz data muito especial para os Assistentes, em 15 de maio de 1891, o Papa Leão XIII publicava a Encíclica “Rerum Novarum”, apresentando ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja. Era a primeira Encíclica Social já escrita por um Papa e, arcava o posicionamento da Igreja frente aos Graves problemas sociais que dominavam as sociedades européias.

No Brasil, o Serviço Social foi criado em 1936, a partir das iniciativas dos grandes líderes da Igreja Católica no País, inspirados na Doutrina Social da Igreja então enriquecida por uma nova Encíclica Social: a “Quadragésimo Ano” redigida pelo Papa Pio XI e publicada no dia 15 de maio de 1931 em comemoração aos quarenta anos da Rerum Novarum. E, desse modo, gestada no seio da prática da “Ação Social Católica”, ou simplesmente “Ação Católica” – no Brasil a profissão cresceu sob a liderança da Igreja e, até o início dos anos 60, recebeu a influência direta e decisiva da sua “Doutrina Social”. Mas, o fato de sabermos que o dia “15 de maio” é uma homenagem à publicação da “Rerum Novarum” – documento que embalou a profissão em berço e lhe sustentou a vida – não esgota o assunto em pauta.

No Brasil, os gestores da Assistência Social têm trabalhado incessantemente para implantar o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), que torna a Assistência uma política pública que precisa ser encarada como dever do Estado e direto de todos no suprimento das necessidades básicas dos indivíduos, sem que seja confundida com caridade e assistencialismo, práticas que permeavam a área.
Longe de ser uma profissão que apenas atende aos mais pobres, a tarefa do assistente social é analisar a realidade social dos indivíduos e propor intervenções que realmente possam modificá-la, indicando os caminhos para vencer situações de vulnerabilidade vividas pela comunidade.

Dia do Armamentista

Comemora-se o Dia do Armamentista, em homenagem ao ilustre Patrono da Artilharia da Marinha, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Henrique Antônio Baptista, nascido a 15 de maio de 1824. Foram muitas realizações, desse brilhante oficial, em seus 36 anos de dedicação exclusiva à Marinha.

Corrida Armamentista é o processo pelo qual um país busca armar-se com o intuito de proteger-se de outro. Ao mesmo tempo, um país sente-se ameaçado pelo aumento do poder militar do outro, investindo em seu aparato de defesa. Com isso, surge um círculo vicioso, no qual ambos países se armam em decorrência da desconfiança mútua.Ou pode ser o processo no qual um país fabríca armas, em meio a tempos de guerra, para vender e para uso próprio, porém não precisa investir necessariamente em armas, um exemplo é a Corrida Armamentista da Guerra Fria, na qual dois paises, Estados Unidos e União Soviética, disputavam poder tanto em armas, quanto em tecnologia diversificada, como por exemplo foguetes. Enquanto um país fabricava um foguete para chegar à Lua, o outro preparava outro foguete, melhor, para levar um homem à Lua, como ocorreu durante a Guerra Fria.

Matéria: Ava Gardney

Copyright © 2009-2010. Todos os direitos reservados. Desde 13 /02/2009

Posted by GRUPO URUAÇU NEWS on 12:27. Filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

Recent Entries

Recent Comments

Photo Gallery