dailyvideo

.

Brasil eliminado na Copa 2010

À semelhanças entre a campanha do Brasil em 1994, ano do tetracampeonato, e em 2010 são tantas que até assustam. Que foram o rival mais forte até agora na Copa da África.

Em 1994, ano do tetracampeonato mundial, o Brasil tinha Dunga, no comando do time dentro de campo. A primeira partida da campanha foi vitória contra a Rússia, um adversário com regimes políticos de esquerda. Depois, veio vitória contra Camarões, um time africano. O terceiro jogo foi contra a Suécia, rival europeu que se classificou junto com o Brasil após um empate entre eles. Nas oitavas de final, os brasileiros pegaram os Estados Unidos, seleção americana sem tradição em Mundiais. E nas quartas de final, a Holanda.

Agora, em 2010, Dunga comanda o time fora de campo. Jorginho e Taffarel são auxiliares dele fora de campo. No primeiro jogo da fase de grupos, venceu a Coréia do Norte, país que adota um regime de governo de esquerda. Depois, outra vitória, contra Costa do Marfim, um país africano. O terceiro jogo foi contra Portugal, equipe Européia que se classificou junto com o Brasil depois de um empate entre eles. Na segunda fase, a seleção brasileira encarou nas oitavas de final o Chile, rival americano sem tradição em Copas do Mundo. Agora, nas quartas de final, novamente a Holanda.

Estranho, não? Pois é, só que a mesma sequencia de fatos que assusta pela similaridade conforta os supersticiosos. Contra a Holanda, nas quartas de final do Mundial dos Estados Unidos, em 1994, o Brasil teve seu teste mais difícil, mas passou. Foi complicado, a vitória por 3 a 2 veio só com um gol de falta de Branco, aos 36min do segundo tempo. A torcida brasileira esperava que dessa vez a história se repetisse.

Infelizmente não foi o que aconteceu a Copa do Mundo acabou para o Brasil. E pela segunda vez seguida nas quartas de final. A seleção fez um primeiro tempo empolgante, mas um segundo tempo patético repleto de erros infantis e descontrole emocional que também entrou em campo e foi decisivo. Felipe Melo, autor da bela assistência do gol brasileiro, foi a prova disso. O volante não se conteve como prometeu, e prejudicou o Brasil no segundo tempo com sua expulsão aos 28min. A seleção passou a fazer cara feia, a brigar em campo.

Agora Dunga se despede de seu ciclo de quatro anos a frente do time do Brasil e ainda afirma

“Meu futuro, vocês sabem bem. Sabem que eram quatro anos que eu ia fica na seleção”, declarou Dunga logo após a derrota para a Holanda por 2 a 1 nas quartas de final da Copa do Mundo.

“O maior resultado que consegui foi o resgate de jogar pela seleção brasileira. Vocês deviam ver a cara dos jogadores agora no vestiário. Estou orgulhoso de ter estado à frente deste grupo, pela forma que se comportaram na seleção brasileira”, declarou o treinador, no discurso da derrota fatídica no Mundial.

“Eu sou o comandante, tenho que assumir a responsabilidade. É injusto falar de responsabilidade para o Felipe. Não é a primeira vez que um jogador é expulso em uma Copa”, disse.

Agora temos que nos contentarmos em ver a imagem dos Holandeses comemorando a vitoria sobre o Brasil, e ter a esperança para 2014.









Copyright © 2009-2010. Todos os direitos reservados. Desde 13 /02/2009

Matéria: Ava Gardney

Posted by GRUPO URUAÇU NEWS on 10:36. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

Recent Entries

Recent Comments

Photo Gallery