dailyvideo

.

Novos horizontes para o time do Brasil

Depois aceitar o convite para assumir o cargo no último sábado, o agora ex-técnico do Corinthians, Mano Menezes será apresentado e já terá de divulgar sua primeira lista. Os 22 jogadores convocados disputarão um amistoso contra a seleção dos Estados Unidos no dia 10 de agosto, em Nova Jersey, na primeira partida do novo ciclo que culminará com a Copa do Mundo de 2014.

De acordo com a CBF, o treinador foi convidado pelo presidente da entidade, Ricardo Teixeira

O convite a Mano, de 48 anos, foi feito depois que a confederação fracassou na tentativa de chegar a um acordo com o treinador do Fluminense, Muricy Ramalho, que era a primeira opção da entidade para substituir Dunga.

Mano Menezes era o segundo nome numa lista montada pela confederação brasileira ainda na África do Sul, após a derrota para a Holanda nas quartas de final do Mundial. De acordo com nota da CBF, o treinador "se mostrou afinado com o projeto de renovação" da seleção brasileira.

Poucas vezes um treinador assumiu o cargo com uma carga de responsabilidade tão grande - afinal, Mano foi o escolhido para treinar o Brasil na Copa de 2014, que será disputada no próprio país, no ano em que a seleção completa seu primeiro centenário de existência.

Mais a seleção terá alguns desafios como exemplo, ter disputado a Copa do Mundo da África do Sul com um grupo envelhecido. A derrota para a Holanda desgastou a relação de alguns jogadores por isso para chegar ao Mundial, daqui a quatro anos, com um time em forma, Mano Menezes tem de começar desde já a testar os atletas que podem chegar a 2014 no auge de sua condição física e técnica. É aí que entra a nova geração de craques brasileiros: Neymar, Ganso, Pato e outros jovens valores precisam ganhar uma chance.

Saber se relacionar bem com a imprensa não ganha jogo e não rende títulos, é evidente. Mas a importância de saber dialogar com o torcedor através dos meios de comunicação, certamente também incluirá um tipo de jogo mais envolvente, alegre e criativo.

Mano Menezes não foi a primeira opção da CBF - e, de acordo com as pesquisas de opinião, não era o favorito da torcida. Tropeçar no começo do trabalho ou demorar a conseguir bons resultados colocará sua permanência em risco. Além disso, não é um nome que todo mundo conhece, como o de Felipão ou Vanderlei Luxemburgo. A paciência do torcedor, nesse caso, pode ser mais curta. Resta saber se o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, vai segurar o treinador numa eventual má fase, como fez com Dunga logo depois da Olimpíada de Pequim, em 2008.

Matéria: Ava Gardney

Copyright © 2009-2010. Todos os direitos reservados. Desde 13 /02/2009

Posted by GRUPO URUAÇU NEWS on 08:10. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

Recent Entries

Recent Comments

Photo Gallery