dailyvideo

.

5 de maio Dia Internacional da Parteira

5 de maio Dia Internacional da Parteira

Comemora-se hoje, 5 de Maio, o Dia Internacional da Parteira, instituído em 1991, pela OMS - Organização Mundial de Saúde, para salientar a importância do trabalho das parteiras em todo o mundo na melhoria da qualidade dos cuidados oferecidos às mulheres.

A presença de uma parteira durante o parto pode significar a diferença entre a vida e a morte.

Contar com um profissional qualificado durante o parto ajuda a proteger a vida da mãe e da criança, pois facilita a identificação de problemas quando a situação ainda pode ser controlada e uma intervenção mais rápida.

A cada minuto uma mulher morre no parto. E a presença de uma parteira poderia salvá-la.

Devido falhas no sistema de saúde, acompanhado das desigualdades sociais e regionais presentes principalmente na zona rural, a figura das parteiras persiste em pleno século XXI. Mesmo tratando-se de um direito constitucional assegurado, boa parte das mulheres não tem acesso real à assistência institucional ao parto. Comunidade rural na sua maioria quer pela falta de assistência médica e pela distância dos centros de saúde, vive em situação de isolamento, por isso o trabalho da parteira torna-se indispensável nessas comunidades. E quem acha que esse tipo de trabalho é realizado apenas por mulheres, engana-se. Em algumas comunidades existem homens parteiros, embora em quantidade mínima.

Como na maioria dos lugares que necessitam do trabalho das parteiras, quando o parto tem que ser realizado à noite, a iluminação é garantida por intermédio de lamparinas e candeeiros.

O trabalho das parteiras não é para qualquer um. Trata-se de um trabalho duro, que requer muito esforço físico devido longas caminhadas, muitas vezes na boca da noite, além da falta de material, treinamento, transporte e perigos em seu ambiente de trabalho. E essas parteiras convivem com situações de medo, incertezas e insegurança.

As parteiras são mulheres com sentimentos ambivalentes, como medo e coragem, alegria e tristeza, sofrimento e prazer, e possuem uma sensibilidade e sabedoria que colocam muito profissional no bolso. E o maior medo e estresse estão na possível perda do bebê ou a morte da mãe.

Matéria: Ava Gardney
Copyright © 2009-2010. Todos os direitos reservados. Desde 13 /02/2009

Posted by GRUPO URUAÇU NEWS on 10:23. Filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

Recent Entries

Recent Comments

Photo Gallery