dailyvideo

.

Vandalismo em Universidade

Grafite é arte.

O grafite é uma forma de arte contemporânea de características essencialmente urbanas. São pinturas e desenhos feitos nos muros e paredes públicos. Não é simplesmente uma pichação, mas uma expressão artística. Tem a intenção de interferir na paisagem da cidade, transmitindo diferentes idéias. Não se trata, portanto, de poluição visual.

Existe uma grande diferença entre grafite e pichação. A diferença é que grafite é considerado uma arte de rua, já a pichação não é considerada uma arte, e sim uma atitude de vandalismo. A pratica de pichar pode levar uma pessoa á cadeia durante muito tempo. A mais recente arma contra a ação dos pichadores é o artigo 65 da lei dos crimes ambientais, número 9.605/98, existente desde1998 e que estabelece punição de três meses a um ano de cadeia e pagamento de multa.

As pessoas que têm o costume de pichar disputam com outros pichadores para saber quem picha mais alto. Daí os prédios, praças, edifícios públicos e privados ficam sujos. Uma solução criativa para evitar a pichação é transformar os muros de edifícios em telas de arte. Outra solução para acabar de vez com a pichação é levar os pichadores para conhecer a arte. Então é aí que aparece o grafite.

Diferentemente do grafite, cuja preocupação é a ordem estética, o piche tem como objetivo a demarcação de territórios entre grupos. No geral, consiste em fazer algo que para eles é uma arte e para a sociedade é o ato de vandalismo.

A nossa cidade tem alguns pontos marcados por este tipo de vandalismo mais o que leva uma pessoa a fazer isso. Muitos não têm vergonha em dizer que e um pichador seria a falta de civismo. Falta de responsabilidade, falta de amor ao bem público que é seu, falta de perspectiva e ocupação.
Os dias que entenderem que são brasileiros e que tem participação na conservação do bem público, se comportarão de outra forma.

Se tiver escola, esportes, oportunidades sem esse ranço de que tudo que é útil é triste ou desagradável, talvez se ocupem de construir e não de destruir.

E em um ato de vandalismo na madrugada do dia 04 de outubro algumas pessoas mal intencionadas pincharam o muro da Universidade Estadual de Goiás - UEG



Imagens: UEG de Uruaçu

Máteria: Ava Gardney

Copyright © 2009-2009. Todos os direitos reservados. Desde 13 /02/2009

Posted by GRUPO URUAÇU NEWS on 06:50. Filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

Recent Entries

Recent Comments

Photo Gallery