dailyvideo

.

20 de maio Dia Mundial da Metrologia e Dia da Próstata

Dia Mundial da Metrologia

Metrologia são a ciência da medição, abrangendo tanto as medições teóricas como as experimentais, assim também como as determinações com qualquer nível de incerteza em qualquer área da ciência e da tecnologia. As mais intrincadas e invisíveis redes de serviços, fornecedores, e as comunicações das quais somos dependentes, confiam na metrologia para que possam operar com eficiência e confiabilidade.

No dia 20 de maio de 1875, dezessete países fundaram a Convenção do Metro. A convenção é o segundo mais antigo tratado intergovernamental, tendo preparado o terreno para o que é hoje um sucesso de 130 anos de realizações e de sucesso no estabelecimento de uma infra-estrutura global de medição exata e rastreável. Atualmente, a Convenção reúne 51 membros, além de 17 países e economias associados à Conferência Geral de Pesos e Medidas.

Os primeiros membros da Convenção e o quadro de pessoal do Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) começaram com o metro e o quilograma como padrões de referência. Entretanto, o trabalho da Convenção, hoje em dia, é extensivo a um número muito maior de padrões de medição internacionais, com presença marcante em áreas tão diversas quanto os padrões biológicos e de nanotecnologias.

O objetivo do dia é o de chamar a atenção dos governos dos países-membros e de outros países, bem como de instituições internacionais, para os benefícios de uma boa metrologia e dos enormes benefícios econômicos provenientes de seus investimentos. Muitos estudos apresentaram um benefício tecno-econômico muito significativo dos investimentos públicos em metrologia. Outro estudo, conduzido recentemente no Reino Unido, detectou que um investimento da ordem de 40 milhões de libras esterlinas traz um retorno superior a 5 bilhões de libras! Números semelhantes são aplicáveis a economias de todo os tamanhos ou estágios de desenvolvimento econômico. Os benefícios da metrologia tocam a todos nós, não importa a maneira de como se viva ou atue.

20 de Maio - Dia da Próstata

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor do homem, produzindo (secretando) um líquido que se junta à secreção da vesícula seminal para formar o sêmen (esperma) e auxiliar no transporte dos espermatozóides, produzidos nos testículos até a sua ejaculação durante o orgasmo. É também dentro dela que ocorre a transformação do principal hormônio masculino - a testosterona - em diidrotestosterona, que, por sua vez, é responsável pelo controle do crescimento dessa glândula.

A próstata cresce pouco até a puberdade, quando passa a sofrer influências importantes de hormônios masculinos (testosterona/ diidrotestosterona), alcançando cerca de 20 g por volta dos 20 anos de idade. Estima-se que, a partir dos 31 anos, ela passa a crescer 0,4 g por ano.

Está comprovado que o crescimento normal da próstata relaciona-se com o avanço da idade do homem. Entretanto, em caso de câncer prostático ou principalmente de HPB (Hiperplasia Prostática Benigna), esse crescimento se torna acelerado e a próstata pode atingir volumes de 60g a 100g, necessitando de tratamento cirúrgico.

A próstata nunca dói. Por isso, só e possível saber se ela está com problemas por meio de exames médicos. O grande segredo para prevenir qualquer doença ou, pelo menos, para minimizar seus problemas, é sempre procurar orientação médica tão logo apareçam seus primeiros sinais e sintomas.

Vale ressaltar também que a partir dos 40 a 45 anos, todo homem deve procurar um urologista anualmente para fazer uma avaliação clínica da próstata, ainda que esteja se sentindo bem e não tenha histórico de câncer na família.

Nos casos de enfermidades da próstata, a conduta é exatamente a mesma: não perder tempo com especulações e procurar imediatamente um médico quando surgirem os seguintes sintomas:

· Jato urinário cada vez mais fraco;

· Dificuldade ou demora em iniciar a micção;

· Necessidade freqüente de urinar;

· Acordar à noite para urinar;

· Interrupção involuntária do jato urinário;

· Presença de sangue na urina;

· Dor ou sensação de queimação durante a micção;

· Urgência (sensação de que não pode segurar a urina);

· Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Matéria: Ava Gardney

Copyright © 2009-2010. Todos os direitos reservados. Desde 13 /02/2009

Posted by GRUPO URUAÇU NEWS on 05:52. Filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

Recent Entries

Recent Comments

Photo Gallery